Sonhos de primavera de Emerson Silva

Sonhos de primavera
Emerson Silva
Crônicas Fantásticas
130 páginas

◇◆◇

O conto da vez é voltado todo para a tecnologia e como ela pode impactar no nosso futuro.

Diferente dos outros contos, nesse estamos na era tecnológica, onde tudo gira ao redor das megacorporações e do dinheiro.

Os seres humanos não vivem mais como vivemos hoje, nessa era eles estão muito mais conectados á tecnologia. O RG de papel não existe mais, agora os seres humanos são identificados através de um chip implantado na cabeça.

E é por causa desse chip que Beto, um policial, é chamado na delegacia. O corpo de uma mulher foi encontrado sem vida e o chip foi arrancado da cabeça dela.

A retirada do chip é proibida, portanto, eles precisam desvendar essa morte o quanto antes, pois se isso cair na mídia, pode causar um alarde desnecessário.

No decorrer da narrativa, podemos observar que o mundo banhado de tecnologia não é o mundo perfeito. As pessoas não podem mais ser elas mesmas depois que implantes de diversos tipos foram criados com a finalidade de melhorar o corpo humano em todos os sentidos. Se uma pessoa quer ser mais rápida, existem implantes para as pernas que farão com que ela seja mais rápida. Ou se quiser ser mais inteligente, há implantes que você pode obter mais conhecimento. Ou seja, ser quem você é, buscar melhorar por si mesmo já não é mais suficiente, e num cenário onde a maioria utiliza desses implantes, você acaba ficando pra trás se não faz uso deles.

Achei interessante demais a forma que o autor colocou as tecnologias e o que elas causaram. Como algo que deveria existir para tornar nossa existência mais satisfatória acabou se tornando um pesadelo, algo que deixa os humanos mais doentes física e psicologicamente. Como os humanos foram escravizados pela tecnologia.

Devemos ter a tecnologia como um aliado, mas precisamos saber dosar a quantidade de tecnologia que levaremos para nossa vida. E o melhor, estamos preparados para todas as consequências de uma nova era?

Recomendo muito a leitura desse conto. Fácil de ler, de compreender, fiquei completamente presa na história.

Esse conto faz parte do projeto Confraria das Crônicas Fantásticas, se quiser conhecer um pouco mais sobre o projeto, dê uma olhadinha no @cronicasfantasticas.

Deixe um comentário