Resenha: Yaqui Delgado quer quebrar a sua cara – Meg Medina

Capa livroNome do livro: Yaqui Delgado quer quebrar a sua cara
Autor(a): Meg Medina
Editora: Intrínseca
Páginas: 270

Avaliação: 4Estrela

Sinopse: Piddy Sanchez não tem descanso. Ela acabou de mudar de bairro e de escola e ainda por cima sente que a melhor amiga a está ignorando. No ensino médio do novo colégio, seu corpo atraente desperta tanto os olhares dos meninos quanto o da esquentada Yaqui Delgado, que não a vê como parte do grupo de latinas e começa a fazer cruéis ameaças à novata. Denunciar não é uma opção. Fugir não adianta. O importante agora é sobreviver.

Piddy é uma garota de 15 anos de origem latina e está passando por diversas mudanças em sua vida. Ela mora com sua mãe, que decide que o melhor para elas é morar num outro bairro. Então, elas se mudam de bairro e consequentemente Piddy é matriculada numa nova escola.

Nesta escola ela faz amizade com os excluídos, aqueles que não foram aceitos em nenhum outro grupo. Ela sente falta da antiga escola e de sua melhor amiga, mas ela vai levando os dias escolares tranquilamente.

Pouco mais de um mês na nova escola, ela começa a receber ameaças de uma garota que ela nunca tinha visto e tampouco ouvido falar. Yaqui Delgado. Uma garota do grupo de latinas, mal encarada e encrenqueira. Piddy não entende porque está sendo perseguida por essa garota, pois não fez nada para ela, mas aparentemente, seus atributos físicos e seu rebolado incomodam a Yaqui e isso serve de combustível para toda a maldade que ela é capaz de fazer.

O bullying foi muito bem retratado na história. A vítima, no caso a Piddy, nem sabia porque estava sendo ameaçada e humilhada. Simplesmente, uma garota não foi com a cara dela e se achou no direito de transformar a vida dela num inferno.

Puro ódio gratuito. E toda a situação vai refletindo na vida de Piddy, que de boa aluna passou a ser aquela que atrasa a entrega de trabalhos, não faz as lições de casa, mata aula. Piddy sofre uma mudança de comportamento chocante devido ao bullying sofrido. Ela passa a viver com medo, se escondendo, tentando evitar ao máximo cruzar o caminho da Yaqui. Aos poucos ela vai perdendo sua identidade e vai se fechando para o mundo, nos mostrando o quão poderoso e destrutivo pode ser o bullying. É algo capaz de ofuscar o brilho de um inocente, ás vezes não só ofuscar mas apagar de vez.

A vítima na maioria das vezes sofre calada, pois o medo de denunciar e acabar sofrendo represálias é grande e a sensação de impotência é gritante. E com Piddy não foi diferente, poucas pessoas sabiam o que estava se passando com ela na escola, e quem sabia pouco fazia para ajudá-la. Ela sofreu sozinha por muito tempo.

Mas, um recado para quem sofre bullying, você é quem realmente tem o poder. Aquele que te ataca sabe do quão poderoso você é e tenta de todas as formas dolorosas possíveis te fazer esquecer isso. Mas não se feche para o mundo como as pessoas maldosas esperam, denuncie e não tenha medo. Por mais difícil que seja, não se feche, da mesma forma que têm muitas pessoas querendo atrapalhar, têm muitas dispostas a ajudar. Não sofra calado e não dê poder àquele que quer te ferir.

Indico fortemente o livro, pois é um alerta a pais para que prestem atenção em seus filhos, fiquem atentos a mudanças de comportamento, queda de rendimento escolar, geralmente essas coisas são motivadas por algum problema sério. E para quem sofre bullying, não se cale, seja forte e não se deixe dominar por pessoas pobres de espírito.

Onde adquirir o livro: Amazon e Saraiva

Um comentário em “Resenha: Yaqui Delgado quer quebrar a sua cara – Meg Medina

Deixe um comentário